Biografia

Detesto que me peçam para escrever biografias, por isso «reciclei» algumas, pode ser que as pessoas passem a copiá-las daqui em vez de me estarem sempre a pedir para escrevê-las.

Da mesma forma, a foto do gajo feio a apertar o nariz ao lado é suposto ser um retrato meu. Pode ser utilizado à vontade para quem precise de uma foto minha (vá lá saber-se porquê).

Segue a biografia abreviada:

Luís Miguel Sequeira é licenciado em Engª Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e Mestre em Informática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, onde actualmente realiza o seu doutoramento, como bolseiro da FCT, na área dos mundos virtuais e da inteligência artificial como ferramenta laboratorial e de divulgação de património histórico. Foi co-fundador do primeiro fornecedor comercial de serviços Internet em Portugal em 1994 — a Esoterica, S.A. — e, a partir de 2005, começou a desenvolver a sua actividade profissional na produção de conteúdos para mundos virtuais, conduzindo à constituição da empresa Beta Technologies em 2007, produtora de conteúdos para as plataformas de mundos virtuais Second Life® e OpenSimulator. Até ao início do seu doutoramento, prestou igualmente serviço de consultor em tecnologias de informação e de administrador de sistemas para diversas entidades, nomeadamente a Mr.Net, o Grupo SK e o ITIJ (Ministério da Justiça).

E a versão mais comprida (com links):

Luís Miguel Sequeira licenciou-se em Engª Informática pela Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa, especializando-se em computação gráfica e sistemas distribuídos, e obteve o grau de Mestre em Informática pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD) com dissertação na área dos mundos virtuais, temática que agora explora enquanto doutorando da UTAD com uma bolsa da FCT, tendo como tema o desenvolvimento de aplicações que permitam historiadores e arqueólogos programarem agentes inteligentes em recriações históricas em mundos virtuais. Foi bolseiro de investigação do LNEC numa altura em que a Internet dava os seus primeiros passos e, em conjunto com Mário Valente, seu colega, lançou o primeiro site Web em Portugal (o do LNEC). Em 1994, o Mário desafiou-o a olhar para a forma lenta como a Internet se espalhava em Portugal (restrita ao espaço académico e completamente inacessível ao meio empresarial e residencial) e a lançar, com ele, o primeiro fornecedor de serviços de acesso à Internet comercial, a Esoterica (que ainda hoje presta serviços, sendo uma marca detida pela Clara.net), ainda numa altura em que páginas HTML com gráficos eram algo de «estranho». Passou grande parte do seu tempo em actividades de divulgação da Internet um pouco por todo o país. Criou em 2000 um dos primeiros fornecedores de serviços de alojamento de aplicações (hoje conhecidos como SaaSSoftware as a Service) acreditando que o futuro estava no trabalho remoto e colaborativo onde as asplicações estariam na «nuvem» e não nos computadores pessoais, embora essa «ousadia» em 2000 fosse prematura e ainda pouco aceite. No ano seguinte, passou a colaborar como consultor e administrador de sistemas da Mr.Net (hoje Full IT), uma empresa que desenvolve aplicações Web-based desde 1999, e cujo fundador foi antigo colaborador da Esoterica. Foi igualmente consultor do ITIJ (Ministério da Justiça) e desenvolveu aplicações informáticas e sites Web para diversas entidades, a nível particular, como foi o caso da Assembleia Legislativa do Governo Regional da Madeira. Em 2010/2011 foi também consultor de tecnologias de informação do Grupo SK, operador logístico.

Em meados de 2004, por mero acaso, enquanto procurava aplicações 3D que corressem em Apple Mac, encontrou uma referência a um mundo virtual colaborativo com conteúdos inteiramente criados pelos utilizadores, e que tinha sido lançado ao público um ano antes: o Second Life®. De imediato se convenceu de que os mundos virtuais em 2004 estavam como a Internet em 1994: cheios de potencialidade mas ainda com um enorme desconhecimento do público em geral. Lançou a empresa Beta Technologies em 2007, com um conjunto modesto de pessoas espalhadas por todo o mundo (muitas das quais sem nunca se conhecerem pessoalmente), com escritórios principais em Nova Iorque e Lisboa, cujo único objectivo é o desenvolvimento de conteúdo 3D e aplicacional para o ambiente Second Life e OpenSimulator, através de um modelo empresarial muito pouco ortodoxo e baseado no funcionamento de estúdios de produção de vídeo, e não no modelo mais frequente da «empresa de software». A colaboração com o meio académico e com as instituições de ensino já tinha começado a título particular em 2005, mas foi a partir de 2007, com a crescente divulgação dos mundos virtuais no nosso país, através de conferências, seminários, apresentações e workshops, que o trabalho com instituições de ensino, públicas e privadas, se tornou uma constante. Actualmente a Beta Technologies trabalha para várias universidades nacionais e estrangeiras, instituições educativas, e entidades governamentais que têm programas de formação remota, para desenvolver conteúdos educativos, de simulação, e projectos de arqueologia virtual imersiva.

Para uma biografia em inglês, nada como espreitar para o meu perfil no LinkedIn.

E um dia destes irei usar a Plataforma De Góis para tentar manter o meu curriculum (especialmente o académico) sempre actualizado…

Quanto à minha vasta e profunda obra de ficção científica (ha!), esta está actualizada (por um grupo de carolas extraordinário) na Bibliowiki.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s