Simetria lança novo visual do seu site

Simetria LogoIsto é obviamente auto-promoção, visto estar envolvido, mas cá vai: a Simetria — Associação Portuguesa de Ficção Científica e Fantástico, celebrando 11 anos de actividade (três dos quais após a demolição da sua sede física e sem espaço físico alternativo; oito anos sem financiamento para as suas actividades de divulgação científica e promoção literária e de cinema; quatro anos sofrendo de erros das Finanças que insistem em cobrar IVA a uma entidade sem fins lucrativos isenta de IVA…), re-lançou o seu site, remodelando o aspecto visual, e mantendo todo o conteúdo desde 2003, mas desta forma usando o WordPress, permitindo assim as pessoas subscreverem a diversos feeds dependendo do tipo de informação que estão interessadas (ex. séries de FC&F na TV, notícias do mundo literário ou científico, actividades da Simetria, etc.). E como não podia deixar de ser, vai também lançar um pequeno ciclo de tertúlias/debates no espaço do Second Life.

Para que serve então um blog/site novo de uma associação que fisicamente não se consegue reunir? Bom, o público apreciador de FC&F está espalhado por todo o país e já era com muita dificuldade que se juntava para as actividades — poucas, mas algumas. No entanto, a Simetria, apesar de ter tido durante oito anos uma sede física, e em tempos de glória três colaboradores permanentes assalariados, era uma entidade de gestão virtual — quase todas as discussões e decisões sempre se fizeram por email, ou mais recentemente, Instant Messaging. A Simetria tem site e email desde 1996 — já nessa altura remota não fazia sentido que fosse de outra maneira. Agora, sem qualquer local físico, só faz sentido reforçar a presença Web, incluindo as novas tecnologias de “reunião remota” (caso do Second Life), para manter o público informado.

E há assim tanto público?… Estimam-se em cinco mil os leitores regulares de literatura fantástica e de ficção científica em Portugal. Mas os fãs de filmes e séries de TV serão centenas de milhar. Ironicamente, foi o campo da literatura que foi aquele que mais se “dividiu”. A Simetria nasceu essencialmente de um grupo de uma dúzia de autores que tinham interesse em “criar um mercado” para a literatura de FC&F, e é através da divulgação que se “evangeliza” a população para que olhe para este sub-ramo maldito da literatura que continua afastada dos críticos nacionais do mainstream. No entanto, os autores são as pessoas mais egoístas do universo. Ao longo de mais de uma década, embirraram uns com os outros, partiram para projectos alternativos, juntaram-se ocasionalmente, voltaram a separar-se, zangaram-se uns com os outros… na melhor tradição do Internet drama que se encontra em todo o lado. A dada altura chegou a existir um grupo (considerável) de pessoas que pretendeu mesmo impedir que a Simetria se intitulasse em Portugal como promotora de FC&F, pois esse grupo não se identificava com a associação e recusava-se a aceitar que esta existisse — promovendo as suas obras (nem que indirectamente). Irónico e ilustrativo da mesquinhez e dos egos inflacionados que por aí andam. Os tempos avançaram, e hoje existem mais associações e organizações a promover a boa FC&F em Portugal, felizmente mais estáveis e também com outras formas de assegurar a sua auto-suficiência, e que mantêm o gosto por este tipo de arte e fazem também a sua divulgação.

No entanto, é verdade que a maior parte dos sites e portais de FC&F que por aí andam estão moribundos (excepto os dos autores mais publicados em Portugal, pois é no próprio interesse que se auto-promovem), ou, quando até são actualizados, usam tecnologia arcaica e obsoleta para o fazerem. Era assim o caso da Simetria também, que desde meados de 2006 não conseguia obter ninguém que actualizasse o seu site regularmente. Vamos a ver se nesta nova fase, com uma mãozinha do WordPress, se consegue activar de novo o portal que, segundo o Google, ainda está no topo das pesquisas para “ficção científica e fantástico…

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s