A solução para os impostos por Mário Valente

O Mário Valente (com o qual fundei a Esoterica) tem umas ideias muito interessantes a este respeito.

A ideia dele era colocar no final da declaração anual do IRS uns quadradinhos para podermos dizer em que área é que queremos que os nossos impostos fossem aplicados. Como na realidade os portugueses não sabem o que é bom para eles, aplicaríamos apenas 50% dos impostos através deste sistema (na realidade, países como a Suíça e a Alemanha têm uma coisa parecida, em regime semi-experimental, mas não sei quais os reais efeitos).

Dizia o Mário Valente que isto dava aos cidadãos uma “ilusão confortável” de que podiam no fundo dizer directamente aos governantes o que haveriam de fazer com o nosso rico dinheirinho (da mesma forma que votar num partido é a “ilusão confortável” de que realmente temos algum “poder” para escolher o governo que gostaríamos de ter…). E que, em média – como os gostos não se discutem, e cada cabeça sua sentença – o resultado final iria ser no fundo mais ou menos o mesmo: haveriam sempre pessoas mais preocupadas com a Saúde, com a Segurança, com o Futebol… e em média ia dar tudo ao mesmo. Com a diferença que se poderiam medir tendências, isto é, ter uma ideia do que mais preocupa os portugueses anualmente, sem recorrer a referendos ou inquéritos ou sondagens.

A ideia é simplesmente genial que sugiro ao Ministério das Finanças que a implemente a título “experimental”.

Só tenho receio que 99% das pessoas coloquem a cruzinha em “mais futebol” e “mais televisão”. Afinal de contas, é nisso que 99% dos portugueses pensam.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s