Biografia curta da Esoterica

Para já, ficam a saber que, em conjunto com o Mário Valente, montámos em Junho de 1994 o primeiro fornecedor de acesso Internet comercial em Portugal. Não, não foi a Telepac mas sim a Esoterica 🙂 que se antecipou uns meses ao serviço da Telepac (entrou em funcionamento em Outubro de 1994, ainda com um sistema muito sui generis).

Já com o projecto delineado, eis que este subitamente se alarga, englobando uma equipa que estava a fazer um projecto idêntico na Cidade Invicta – o António Ferreira e o Paulo Vasconcelos, aos quais se juntou o Nuno Sousa. Em Outubro já andavamos a despoletar o processo de criação da empresa, que foi “oficialmente” fundada em Fevereiro de 1995, depois das conversações entre as duas equipas via Internet (sim, sim, ninguém se conhecia na “vida real” antes) para decidir quem eram os sócios e juntar os dois projectos em curso. Em 1994 o António Ferreira ainda chegou a pagar contas de telefone, dar suporte, arranjar os escritórios, tratar da escritura… a história está um bocado incompleta! 🙂 Depois aparece o “sistema” de facturação (primeiro em Excel, depois em Mac, mais tarde em NeXT e finalmente Web), o site, os primeiros clientes de dial, o suporte via Internet, o webmail, uma disquete de configuração automática que em 1997 se torna num CD-ROM, etc. etc.

(os meus agradecimentos ao António Ferreira pelo parágrafo anterior 🙂 )

Uns anitos mais tarde, um grupo de insatisfeitos com a política americana da multinacional que adquiriu a Esoterica em 1999 resolveu fundar o primeiro Application Service Provider independente (isto é, sem laços com qualquer operador) neste país, o YASP.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s